Campanha Nacional de Multivacinação acontece de 19 a 30 de setembro. O objetivo da campanha é atualizar a situação vacinal das crianças menores de cinco anos, e também das crianças de nove anos até os adolescentes menores de 15 anos. A estratégia do Ministério da Saúde é oferecer à população alvo as vacinas de rotina, para melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.

Para as crianças menores de cinco anos serão disponibilizadas a BCG, Hepatite B, Penta, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral, Varicela e Hepatite A. Já para as crianças de nove anos a adolescentes menores de 15 anos serão disponibilizadas a Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, dT e HPV.

O diretor alerta que todas as doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h nas unidades de saúde. A exceção é a BCG que é aplicada apenas às terças e quintas-feiras. “Hoje o município recebe uma quantidade menor de doses desta vacina e por isso precisamos fazer uma gestão nesta aplicação para aproveitar melhor os frascos e evitar o desperdício”, explica Boaventura.

Ainda segundo o diretor, a Campanha de Multivacinação não tem uma meta definida, já que o objetivo é atualizar os cartões. O Dia D da campanha será em 24 de setembro (sábado), quando todas as unidades estarão abertas.