RECEITAS

Salada de hortaliças com atum à moda de Maiorca

150 g de ervilhas congeladas 150 g de vagem-macarrão Sal 3 batatas cozidas (com casca) na véspera 1 pimentão amarelo 1 pimentão verde 1 cebola 2 tomates 100 g de azeitonas verdes com recheio de pimentão 200 g de atum light em conserva (água e sal) 1 dente pequeno de alho 4 colheres (sopa) de maionese 1 colher (sopa) de azeite de oliva 2 colheres (sopa) de suco de limão Pimenta-do-reino moída na hora Limão cortado em oito para decoração

Modo de Preparo

  1. Ferva numa panela 100 ml de água com 1/2 colher (chá) de sal. Coloque a ervilha e a vagem, tampe e cozinhe por 10 a 15 minutos. Despeje num escorredor, colete e reserve a água. Depois de escorridas, deixe a ervilha e a vagem esfriar. Corte a vagem em pedaços.
  2. Descasque as batatas e corte-as em cubos de cerca de 3 cm. Divida os pimentões ao meio, remova as sementes, lave e corte em tiras finas. Descasque a cebola e corte-a em anéis. Lave os tomates e corte cada um em oito pedaços.
  3. Arrume numa tigela rasa a ervilha, a vagem, as tiras de pimentão, os anéis de cebola, os pedaços de tomate e os cubos de batata. Escorra as azeitonas e o atum; corte as azeitonas como preferir.
  4. Descasque e pique bem o alho, ou passe-o no espremedor. Numa tigela, acrescente ao alho a maionese, o azeite, o suco de limão e 3 colheres (sopa) da água colhida da ervilha e vagem. Misture bem.
  5. Tempere o molho com sal e pimenta e regue com ele a salada na travessa. Desfaça o atum em pedaços pequenos e arrume-os sobre a salada com as azeitonas e os pedaços de limão. Acompanhe com pão italiano torrado.