A primeira Copa do Mundo de futebol feminino foi disputada em 1991, na China, e vencida pelos Estados Unidos. Delegados da Fifa foram responsáveis pela criação do mundial entre mulheres, mas outras versões não oficiais do torneio já haviam sido disputadas na década de 1970.

Esse evento realizado na China teve como principal objetivo analisar a viabilidade de um mundial entre mulheres. Então 12 países manifestaram interesse em participar. Sendo assim em 1991 a bola rolou em uma Copa feminina, com a participação de 12 seleções: Nigéria, China, Taiwan, Japão, Brasil, Nova Zelândia, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Suécia e Estados Unidos.

A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 é a oitava edição do campeonato e tem como país anfitrião a França. A competição ocorre pela primeira vez neste país, cuja sede foi designada pela Federação Internacional de Futebol em uma reunião ocorrida em março de 2015. O torneio teve início no dia 7 de junho e se encerra em 7 de julho. Um total de onze cidades diferentes sediam partidas do torneio. A presença do Brasil está cercada de expectativas, sendo que jamais saiu vitorioso.

Veja a seguir o arranjo dos grupos para esse torneio:

  • Grupo A: França, Coreia do Sul, Noruega e Nigéria
  • Grupo B: Alemanha, China, Espanha e África do Sul
  • Grupo C: Austrália, Itália, Brasil e Jamaica
  • Grupo D: Inglaterra, Escócia, Argentina e Japão
  • Grupo E: Canadá, Camarões, Nova Zelândia e Holanda
  • Grupo F: Estados Unidos, Tailândia, Chile e Suécia

Essa será a primeira vez que as emissoras de TV brasileiras irão transmitir o campeonato. A transmissão em TV aberta ainda não será com mesmo nível que a Copa do Mundo Masculina sempre teve. O site do Globoesporte.com e a Rede Globo de Televisão irão transmitir apenas os jogos do Brasil, enquanto o SporTV transmitirá todas as outras partidas.

Esperamos que isso sirva de incentivo para as pessoas acompanharem e torcerem pelo futebol das mulheres brasileiras da mesma forma que fazem quando são os homens em campo.

Horário dos jogos

Brasil e Itália jogam hoje às 16 horas. Horário de Brasília. Acompanhe os horários através da página oficial da FIFA ou em sites especializados.

Bora, Brasil!

Fonte: Globo Esporte / Agência Brasil