Após uma semana de orientações quanto à proibição de estacionamento na Avenida Leopoldino de Oliveira, a Guarda Municipal (GM) iniciou nesta quarta-feira (21) a notificação dos veículos que insistem em estacionar em local proibido. O chefe de Trânsito da GM, Carlos Rodrigues, ressalta que devido ao período de transição, orientar é prioridade, sendo que os carros parados – o que ainda é permitido na avenida – são instruídos pelos guardas e agentes de trânsito sobre as novas regras.

“Nós ainda não estamos recolhendo os veículos estacionados de maneira irregular, o que é previsto pela legislação quando há distúrbio do trânsito. Isso será feito quando o BRT/Vetor entrar em circulação”, revela Rodrigues. Ainda segundo o chefe de Trânsito, observa-se resistência dos motoristas com relação à nova sinalização. Contudo, a infração aplicada por estacionar em local proibido, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é do tipo média, destinada ao condutor do veículo com desconto de quatro pontos na carteira e multa de R$ 127,00.

A Guarda Municipal com os seus agentes, fiscais e o Departamento de Educação da Secretaria de Trânsito (Settrans) também distribuem cartilhas de orientação elaboradas pela prefeitura. O material informativo esclarece sobre a circulação de veículos, rotas alternativas e como ficará para o usuário do transporte público.