Concursos, shows regionais e nacionais, matinês e muita diversão. É o que a Prefeitura de Uberaba e a Fundação Cultural anunciaram, na manhã desta quarta-feira (14), para o Carnaval 2015, de 14 a 17 de fevereiro. Estão definidas atrações em diversos pontos da cidade e também no bairro rural de Ponte Alta. Segundo a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, a festa terá como principal objetivo: preservar a tradição do município em realizar o carnaval de rua, valorizando a cultura popular brasileira e o contexto histórico da festa em Uberaba.

“Conseguimos manter um orçamento econômico, reduzindo cerca de 60% dos gastos na parte de estrutura em relação ao ano passado. Estamos trabalhando com a realidade do município, mas mantendo a qualidade, as boas atrações e a segurança. E com a descentralização da festa, que ocorre em vários pontos da cidade, conseguimos democratizar o acesso da população à festa.” Para o prefeito Paulo Piau, a intenção é oferecer um carnaval de qualidade a um custo baixo para o município e atender à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma vez que a movimentação do comércio no período acaba de certa forma pagando esse investimento. “A festa é tradicional, e por isso, precisamos mantê-la a fim de propiciar diversão à juventude e às famílias uberabenses com uma programação bastante variada e capaz de atender a todas as faixas etárias com muita qualidade em tudo o que estamos oferecendo”, disse Piau.

O tenente coronel Waldimir Soares Ferreira, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, reafirmou a parceria com a prefeitura e ressaltou que o objetivo em relação à segurança é manter os resultados positivos do ano passado. “A tendência para este ano é trazer a mesma dinâmica de policiamento nos locais e nas imediações, com ainda mais experiência e interação com os órgãos municipais”, enfatiza ele, que afirma que os foliões poderão curtir a festa com tranquilidade.

Já o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, e o presidente da CDL, Miguel Faria, destacaram a importância da programação para que a população uberabense permaneça em Uberaba, movimentando o comércio e a economia da cidade, além de atrair turistas da região para aproveitar os shows e a programação apresentada. Eles manifestaram entusiasmo com as atrações definidas pela Fundação Cultural. Com o tema “Uberaba Diverte”, que faz alusão ao slogan da prefeitura, “Uberaba trabalha”, a programação tem início ainda em janeiro com o Concurso de Marchinhas, na Concha Acústica, que vai distribuir R$4,5 mil em prêmios e está com inscrições abertas até o dia 19 de janeiro.

O mês de fevereiro inicia com Festival de Samba, concurso para eleger a corte carnavalesca e o melhor samba,com editais disponíveis no site da Fundação Cultural. A grande festa no Ciclo Park começa no sábado, 14 de fevereiro, e vai até a terça-feira, com shows regionais a partir das 21h e, às 23h, shows nacionais. No dia 14, quem abre a festa é a banda uberabense Bombatuk, e logo depois o público recebe o grupo Art Popular. No domingo, quem sobe ao palco é Dadá Fonseca e o Grupo Pixote. Já na segunda-feira, 16 de fevereiro, a festa fica por conta dos uberabenses do Skema Livre, e, logo depois, quem se apresenta é o grupo Raça Negra. No último dia de folia, a animação fica por conta do Tribo do Guetto, de Uberaba, e quem encerra a festa é o grupo GeraSamba. Matinês no Mercado Municipal Outra opção para a população serão as matinês no Mercado Municipal. A festa será de 15 a 17 de fevereiro, das 16h às 20h, com a banda Carnaval Brasileiro apresentando todos os dias o melhor das marchinhas e músicas do carnaval brasileiro, em um ambiente para toda a família aproveitar a folia com conforto e segurança.

No primeiro dia de festa, além disso, também se apresenta a banda Maria Giriza. Já no segundo dia haverá desfile de blocos, integrando o concurso cultural que elegerá, no dia 17 de fevereiro, os blocos vencedores que ganharão prêmios. Já no Circo do Povo, que fica no bairro Jardim Maracanã, o carnaval terá Concurso de Fantasia Infantil, proporcionando diversão às crianças no domingo, 15 de fevereiro, ao som da banda Universitários.com, de Uberaba, das 16h às 20h. Na terça-feira de carnaval, a festa continua no mesmo local e horário.

O CEU das Artes, no bairro Residencial 2000, também entra em festa nos dias 15 e 17, promovendo Concurso de Máscaras e recebendo, no primeiro dia, a bateria da escola de samba do bairro, a Unidos da Vai-Vai. Ponte Alta com três dias de festa O bairro rural Ponte Alta também recebe programação especial, com festa ao som da banda Conexão, de Uberaba.

O evento acontece nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro no primeiro quarteirão da rua do Comércio, das 22h até as 4h da manhã. Sumayra Oliveira destaca que toda a programação foi planejada para oferecer ao público qualidade e segurança. Com público estimado em cerca de 15 mil pessoas por dia, a estrutura do Ciclo Park contará com banheiros e duas praças de alimentação. “O objetivo é que o público divirta-se com programação de qualidade e a melhor estrutura e segurança, para que tenhamos novamente um carnaval de sucesso para ficar na história de Uberaba”.