No Brasil é obrigatório votar. Então todas as pessoas maiores de 18 anos precisam tirar o título de eleitor e cumprir com as obrigações eleitorais. Quem não puder votar deve justificar a ausência do voto perante o Cartório Eleitoral. Cidadãos entre 16 e 17 anos e com mais de 70 anos de idade não são obrigados a votar, mas podem faze-lo sem assim desejarem. Pessoas não alfabetizadas também estão isentas de votar.

Apesar dessa obrigatoriedade, votar é exercer a cidadania em toda a sua plenitude – e o seu voto conta muito. Dessa forma você estará escolhendo os seus representantes para dar voz aos seus anseios como cidadão. Por isso o seu voto precisa ser consciente para ser válido.

Mas como proceder no dia da votação? Veja abaixo como fazer e quais documentos você deve levar para cumprir o exercício da cidadania, fazendo parte do processo democrático.

Em primeiro lugar o cidadão deve ter o título de eleitor, um documento expedido pela Justiça Eleitor, tornando-o apto para votar ou para se candidatar. Para tirar esse documento o cidadão dever ir ao Cartório Eleitoral de sua cidade.

As próximas eleições acontecem no dia 7 de outubro (1 turno) e 28 de outubro (2º turno). E de acordo com a legislação em vigor os eleitores farão suas escolhas na urna eletrônica obedecendo à seguinte ordem de votação: Deputado Federal,
deputado estadual ou distrital, senador primeira vaga, senador segunda vaga, governador e presidente da República.

O eleitor deve ter em mãos:

  • Título de eleitor válido e regularizado;
  • E deve levar um documento com foto (apenas um): Carteira de identidade, passaporte válido, CNH, carteira de trabalho ou outro documento oficial com foto;
  • Homens devem levar o Certificado de Reservista;
  • No dia estarão presentes pessoal qualificado para dar informações;


Vale lembrar que documentos sem fotos não serão aceitos.

Uma novidade: A partir de agora o eleitor tem à disposição o aplicativo e-Título para que ele possa ter acesso à versão digitalizada do seu título de eleitor. Para acessar esse aplicativo basta ir no Google Play ou App Store. Está disponível nas plataformas Android e IOS.

Esse aplicativo traz várias funcionalidades: Via digital, com foto, do título de eleitor com todas as informações importantes sobre esse documento. O eleitor só precisa informar alguns dados para receber, além do próprio título, informações sobre a sua quitação eleitoral e um QR Code que pode ser utilizado para validação dessa informação que é fornecida pela Justiça Eleitoral.

Entretanto, a versão digitalizada do título de eleitor com a fotografia só é possível se o eleitor fez o recadastramento biométrico. Caso não tenha feito, o eleitor pode baixar o aplicativo, mas terá que apresentar um documento com foto no dia da eleição.

Apesar desse avanço, é importante guardar a versão impressa do título de eleitor!

Importante: O comércio não irá vender bebidas alcoólicas no dia 7 de outubro e no dia 28 de outubro, caso tenha 2º turno, das 00:00 horas às 17 horas, atendendo a lei de número 347 do Código Eleitoral.